segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

O Runatal

Uma parte do Havamal denominada Runatal, é altamente relevante para a compreensão da magia e do ofício rúnico:


138. Sei que fiquei dependurado naquela árvore,
Fustigado pelo vento;
Lá balancei por nove longas noites,
Ferido por minha própria lança,
Sacrificado a Odin,
Eu em oferenda a mim mesmo;
Amarrado à árvore,
Que homem nenhum sabe,
Para onde suas raízes correm.

139. Ninguém me deu pão,
Ninguém me deu de beber
Para as mais profundas profundezas
Olhei
Até que vi as runas.
Com um grito aterrador eu as peguei
Então, fraco e atordoado, caí.

140. Nove poderosos versos do filho de Bolthorn, famoso pai de Bestla, eu aprendi; ele me serviu precioso hidromel do mágico Odraerir.
141. Bem-estar eu conquistei
E sabedoria também.
De uma palavra a outra
Fui guiado a outra palavra.
De um feito a outro feito.

142. Runas encontrarás e estrofes legíveis. Estrofes muito fortes, estrofes muito robustas. Estrofes que Bolthor pintou, feitos por poderes enormes. Gravadas pelo Deus Profético;

143. Para o Aesir por Odin, para os elfos por Dain, por Dvalin para os anões, por Asvid também para os gigantes odiados. E para alguns eu mesmo entalhei; Thund, antes que o homem fosse feito, as entalhou. Quem quer fazer-se o primeiro, instrua-se com isto;

144. Aprende como cortá-las, aprende como lê-las, aprende como pintá-las, aprende como prová-las, aprende como evocá-las, aprende como anotá-las, aprende como espalhá-las, aprende como dispensá-las;

145. Não pedir nada antes de muito empenho, o Dom procura o talento; melhor não transmitir do que desperdiçar: isso, antes do homem, escreveu Thund.

146. O primeiro encantamento que é desconhecido a governantes. Ou qualquer espécie do gênero humano. Assistência é chamada, porque ajuda pode se dar em horas de dor e angustia;

Explicação: Esse encantamento é um levantador de animo, trazendo de volta a disposição durante períodos de doença ou depressão. A afirmação de que ninguém o domina também se aplica aos outros dezessete, já que Odin está falando, revelando os encantamentos pela primeira vez.
Runas recomendadas para esse encantamento: Fehu, Wunjo, Gebo, Sowulo, Isa, Jera, Teiwaz, Ehwaz, Othila, Dagaz, Uruz e Ansuz.

147. Conheço um segundo que os filhos de homens devem aprender se desejam ser curandeiros;

Explicação: Sua utilização irá possibilitar ao usuário tornar-se habilitado nas artes da cura
FEHU - O peito, doenças respiratórias.
URUZ - Musculatura corporal, força, etc.
THURISAZ - O coração.
ANSUZ - A boca, os dentes, distúrbios da fala.
RAIDO - As pernas e as nádegas.
KAUNAZ - Úlceras, febres, abcessos e assim por diante.
GEBO - Envenenamento
WUNJO - Distúrbios respiratórios, alívio da dor generalizada.
HAGALAZ - Ferimentos, cortes e distúrbios do sangue.
NAUTHIZ - Os braços
ISA - Ulceração produzida pelo frio, paralisia, perda da sensação.
JERA - Condições dos intestinos, distúrbios digestivos.
EIWAZ - Condições dos olhos.
PERTHO - Os seios a genitália feminina, nascimento.
ALGIZ - A cabeça e o cérebro, insanidade.
SOWULO - Queimaduras e distúrbios de pele.
TEIWAZ - Os pulsos, mãos e dedos, artrite.
BERKANA - Diversos problemas ligados a fertilidade.
EHWAZ - Dores, problemas e condições nas costas.
MANNAZ - Os pés e os tornozelos, incluindo distensões.
LAGUZ - Problemas e doenças dos rins e de micção.
INGUZ - Doenças e problemas na genitália masculina.
OTHILA - Doenças e deficiências hereditárias.
DAGAZ - Medo, doenças mentais e angústia.

148. Conheço um terceiro: No calor da batalha. Se tenho grande necessidade, embotará as lâminas dos inimigos. Suas armas não farão nenhum dano;

Temos aqui um encantamento para batalhas
Runas recomendadas para esse encantamento: Isa, Algiz, Sowulo, Teiwaz, Ehwaz e Dagaz.

149. Conheço um quarto: Me livrará rapidamente se os inimigos querem sujeitar-me rápido com correntes fortes. Um encanto que faz com que os grilhões saltem dos pés, e as ataduras saiam das mãos;

Explicação: Esse está relacionado à libertação da própria pessoa do cativeiro.
Runas recomendadas para esse encantamento: Isa, Sowulo, Dagaz, Uruz, Wunjo e Hagalaz.

150. Conheço um quinto: Nenhuma flecha em movimento será apontada para causar dano aos homens. Se eu vir-la, demasiado rápido voltará, e eu irei colhê-la com meus dedos. E a sustentarei em meio ao ar;

Um encantamento de defesa.
Runas recomendadas para esse encantamento: Algiz e Teiwaz.

151. Conheço um sexto: Salvará-me se um homem entalha runas nas raízes de uma árvore, com o intento de ferir-me. Assim volta-se o feitiço. O odioso prejudica-se, não eu;

Um encantamento de retorno
Runas recomendadas para esse encantamento: Isa, Algiz, Teiwaz, Ehwaz, Dagaz, Uruz e Hagalaz.

152. Conheço um sétimo: Se estou em casa, e chamas estão em volta de meus companheiros, por mais quentes que estejam eles nada sentem, se me ponho a cantar o feitiço;

Explicação: Um encantamento para "apagar o fogo", ou seja, impedir que o mal se espalhe aonde quer que estivermos.
Runas recomendadas para esse encantamento: Isa, Algiz, Sowulo, Teiwaz, Ehwaz, Laguz, Dagaz, Uruz, Ansuz, Wunjo e Hagalaz.

153. Conheço um oitavo: Por meio dele todos se alegram, o mais útil para os homens: Se o ódio ruge no coração de um guerreiro, rápido o acalmará e o curara;

Um encantamento pacificador.
Runas recomendadas para esse encantamento: Ehwaz, Dagaz, Ansuz e Wunjo.

154. Conheço um nono: Quando necessito salvar meu barco da inundação. O vento se acalmará, as ondas se reduzirão, e colocarei o mar para que durma.
Outro encantamento pacificador e de proteção.
Runas recomendadas para esse encantamento: Isa, Algiz, Laguz, Ehwaz, Dagaz, Ansuz e Wunjo.

155. Conheço um décimo: Se fantasmas perturbadores, colocam-se em meio ao alto do lugar, posso fazê-los vagar perdidos. Incapazes de encontrar suas formas. Incapazes de encontrar seus lugares;

Explicação: Encantamento para espantar maus espíritos
Runas recomendadas para esse encantamento: Algiz, Ansuz, Raido e Isa.

156. Conheço um décimo primeiro: Quando guio em batalha a velhos camaradas em armas, somente tenho de colocá-los atrás de meu escudo. Sem feridas iram guerrear, sem feridas voltarão da guerra. Ficarão ilesos onde quer que estejam.

Outro encantamento de proteção.
Runas recomendadas para esse encantamento: Isa, Algiz, Sowulo, Teiwaz, Ehwaz, Dagaz, Uruz e Ansuz.

157 Conheço um décimo segundo: Se uma árvore tem um enforcado dependurado, posso nele entalhar e pintar runas fortes, que farão o cadáver falar, respondendo a qualquer coisa que eu pergunte;

Um encantamento para falar com espíritos.
Runas recomendadas para esse encantamento: Algiz, Berkana, Mannaz, Othila, Dagaz, Uruz, Ansuz, Raido, Gebo e Nauthiz.

158. Conheço um décimo terceiro. Se eu derramo um cálice de água em um guerreiro. Ele não se deformará nem na mais feroz batalha. Nem cairá abaixo da espada;

Um dos mais poderosos encantamentos de proteção.
Runas sugeridas para esse encantamento: Isa, Algiz, Sowulo, Teiwaz, Ehwaz, Laguz e Hagalaz.

159. Conheço um décimo quarto que poucos conhecem: Se falo a uma tropa de guerreiros sobre os Altíssimos, Elfos e Deuses, posso nomeá-los um por um.

Explicação: Interprete como você achar melhor, mas acredito que seja um encantamento para conservar alianças.
Runas sugeridas para esse encantamento: Mannaz, Kano e Ansuz

160. Conheço um décimo quinto, que primeiro Thjodrerir cantou ante as portas de Delling, Dá poder aos Deuses, proeza aos Elfos, Dom de Odin

Explicação: Provavelmente é um encantamento para absorver sabedoria, mas a interpretação é livre
Runas sugeridas para esse encantamento: Dagaz, Kano, Gebo, Sowilo

161. Conheço um décimo sexto: se vejo uma garota com quem me agradaria jogar, posso voltar seus pensamentos. Posso tocar o coração de qualquer mulher.
Explicação: Encantamento para atrair amor (hehehe)
Runas sugeridas para esse encantamento: Wunjo, Mannaz, Inguz, Dagaz.

162. Conheço um décimo sétimo: se o canto, a jovem mulher demorará em me abandonar.

Explicação: Encantamento para fidelidade.
Runas recomendadas para esse encantamento: Mannaz, Inguz, Uruz, Wunjo, Berkana, Ehwaz e Dagaz.

163. Aprender a cantá-los, Loddfafnir, Te tomará um longo tempo, ainda que útil eles são, se os entende. Úteis se os usa. Necessários se os necessita.

164. Conheço um décimo oitavo que nunca digo a donzela ou a esposa de um homem, Um segredo que escondo de todos, Exceto para o amor que está em meus braços, ou para minha própria irmã.

Explicação: A interpretação é livre e até um pouco difícil, mas eu acredito que seja um encantamento de amor para atrair fidelidade.
Runas recomendadas para esse encantamento: Othila, Inguz, Wunjo, Berkana.

165. O sábio tem dito palavras em seu salão, Necessário para os homens é saber, Desnecessário para os Trolls é saber: Hail ao porta- voz, Hail ao conhecedor, Júbilo a quem tenha entendido, fizeram bem aqueles que tenham escutado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário